PCMSO

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - NR 7

De acordo com a NR 07 – O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho... além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde do trabalhador.


SILVA ALEXANDRE ENGENHARIA® possui uma Equipe Técnica especializada no desenvolvimento de PCMSO, seguindo as diretrizes da NR 07 e sempre baseando-se no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e no levantamento dos riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho.


Minha Empresa precisa ter o PCMSO?

Pelo Regulamento da NR 07, toda Empresa que possua funcionários é obrigada a ter o PCMSO implementado. Segundo o subitem 7.1.1 "Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores."


O PCMSO também possui respaldo na Convenção 161 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), respeitando os princípios éticos, morais e técnicos.


A Revisão do PCMSO deve ocorrer periodicamente, pelo menos uma vez por ano se não houver alterações nos processos produtivos ou atividades. Caso haja alteração, o PCMSO deverá ser revisado.

image3

Atestado de saúde ocupacional - aso

image4

Exame Médico Ocupacional

Os Exames Médicos Ocupacionais estão previstos na NR 7 e fazem parte do desenvolvimento do PCMSO.


Todos os Colaboradores devem realizar periodicamente, de acordo com o estabelecido no PCMSO, os Exames Médicos Ocupacionais, sendo eles:


- Exame Admissional;

- Exame Periódico;

- Exame de Retorno ao Trabalho;

- Exame para Mudança de Função; e

- Exame Demissional.


Os Exames Médicos Ocupacionais são específicos e podem ser diferentes para cada função existente na Companhia. É necessário que o Médico Coordenador do PCMSO estabeleça os Exames necessários para o acompanhamento da Saúde dos Colaboradores.


Após o Colaborador realizar todos os Exames Necessários, o Médico Avaliador deverá emitir o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO em 2 vias, sendo uma de poder da Empresa e uma do Colaborador.