BRIGADA DE EMERGÊNCIA E CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Regulamentada pela NR 05, a CIPA "tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho... e deve ser composta de Membros representantes dos Colaboradores e do Empregador."


SILVA ALEXANDRE ENGENHARIA® possui uma Equipe Técnica especializada no dimensionamento e formação da CIPA,  além de assessorar em suas obrigações e atividades, seguindo as diretrizes da NR 05.

 

Minha Empresa precisa ter uma CIPA constituída?

Segundo a NR 5, toda Instituição que admita trabalhadores como empregados, deve estabelecer e manter a CIPA. Segundo o parágrafo 5.2 "Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados."


A CIPA deve ser renovada anualmente, sendo formada por membros indicados pelo Empregador e por membros eleitos pelos Colaboradores. Todos os membros, sendo indicados ou eleitos, devem receber treinamento de formação de CIPA.

image8
image9

Brigada de Emergência

Regulamentada pela IT 17 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, a Brigada de Emergência deve ser formada e estabelecida em  "...todas as edificações ou áreas de risco, conforme o Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo."


SILVA ALEXANDRE ENGENHARIA® possui uma Equipe Técnica especializada no dimensionamento e formação da Brigada de Emergência,  contando com o apoio de profissionais com sólida vivência no Combate a Incêndios, para assessorar em suas obrigações e atividades, seguindo as diretrizes da IT 17.


Minha Empresa precisa ter uma Brigada de Emergência constituída?

Segundo a IT 17, toda Edificação com Reunião de Público, que não seja Residência Unifamiliar, deve Estabelecer e Implementar uma Brigada de Emergência, de acordo com a Classificação de cada Empreendimento.


A Brigada de Emergência deve ser renovada e atualizada no máximo a cada 12 meses, e a Edificação deve guardar o Atestado de Brigada, para apresentação na vistoria.