Laudo de insalubridade, periculosidade e ÁREA CLASSIFICA

Área Classificada - Atmosfera Explosiva

Parte integrante do Prontuário de Instalações Elétricas regulamentado pela NR 10, o Laudo de Área Classificada consiste em classificar ambientes onde pode haver a formação de atmosfera explosiva, ou a presença de gases ou vapores inflamáveis .


SILVA ALEXANDRE ENGENHARIA® possui uma Equipe Técnica especializada na Elaboração de Laudo de Área Classificada, segundo exigência da NR 10 e definição da NBR IEC 60079-10.


 

Minha Empresa possui Área Classificada? 

Segundo a NR 10, Áreas Classificas são "locais com potencialidade de ocorrência de atmosfera explosiva.",  classificados por conta da presença de gases, vapores, poeiras ou fibras. 


As áreas classificadas são divididas nas seguintes "Zonas": 


- Zona 0
Ambiente onde há formação de uma mistura explosiva contínua ou por longos períodos.

- Zona 1
Ambiente onde  é provável de acontecer a formação de uma mistura explosiva, em condições normais do processo ou de operação do equipamento.

- Zona 2
Ambiente onde é pouco provável a formação de uma mistura explosiva, e se ocorrer, é por conta de condições anormais do processo ou operação anormal do equipamento.

- Zona 20
Ambiente com atmosfera explosiva permanente, por tempo prolongado ou frequente.

- Zona 21
Ambiente com atmosfera explosiva ocasional.

- Zona 22
Ambiente com improvável formação de atmosfera explosiva, podendo ocorrer pelo levantamento de poeira acumulada e por pouco tempo. 


O Laudo de Área Classificada possibilita à Empresa, o correto dimensionamento, seleção e instalação de equipamentos adequados a Atmosferas com potencial explosivo ou inflamável, por conta da presença de gases, vapores, poeiras ou fibra, gerando ao Colaborador, um ambiente mais seguro e com menor potencial de Incêndios e Explosões.

image24
Periculosidade

Laudo de Periculosidade

Regulamentada pela NR 16, a Periculosidade "assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário".


SILVA ALEXANDRE ENGENHARIA® possui uma Equipe Técnica especializada na regularização do Ambiente de Trabalho, delimitação de área de segurança e descaracterização de Periculosidade, contando com o apoio de profissionais com sólida vivência em Perícia Trabalhista, para assessorar no atendimento à NR 16 e seus anexos.


Minha Empresa necessita de Laudo Técnico de Caracterização de Periculosidade?

Segundo a NR 16, "É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade", e isso deve ocorrer se o Empreendimento possui os seguintes tipos de atividades:


- ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM EXPLOSIVOS;


- ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM INFLAMÁVEIS;


- ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM EXPOSIÇÃO A ROUBOS OU OUTRAS ESPÉCIES DE VIOLÊNCIA FÍSICA NAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PESSOAL OU PATRIMONIAL;


- ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM ENERGIA ELÉTRICA;


- ATIVIDADES PERIGOSAS EM MOTOCICLETA;


- ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM RADIAÇÕES IONIZANTES OU SUBSTÂNCIAS

RADIOATIVAS;

 

A Assessoria Técnica de Descaracterização de Periculosidade e o Laudo Técnico de Caracterização, são ferramentas essenciais para regularizar o Ambiente de Trabalho dos Colaboradores e ainda, reduzir o acréscimo de Periculosidade na folha de pagamento da Companhia.